quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

DANGEROUS 20 ANOS DEPOIS

20 ANOS DE DANGEROUS

DANGEROUS
20 ANOS DEPOIS



Em 1990, com apenas 32 anos, Michael Jackson já tinha 8 discos de sucesso (considerando só a fase solo) e uma carreira que se extendia por mais de 20 anos.
Era, sem sombra de dúvidas, a mais importante estrela da música pop. Então, o que fazer quando se é o maior popstar do mundo? Bem, se você for Michael Jackson, você fica maior. E mais perigoso.

Lançado no dia 26 de novembro de 1991, "Dangerous" é o primeiro álbum de Michael Jackson desenhado inteiramente para indústria do CD. Até ali, espremido nos cerca de 40 minutos que limitam os dois lados do vinil, o rei do pop tinha feito discos conceitualmente modestos.
Enquanto conteporâneos como Prince exploravam possibilidades bem pretensiosas como o duplo "Sign O' The Times" ou o álbum-filme "Purple Rain", Jackson tinha mantido seus álbuns de estúdio dentro de uma fórmula certeira do pop, 9 ou 10 faixas, mais ou menos 40 minutos, 4 ou 5 singles por lançamento.

O álbum viria para quebrar isso, testando os próprios limites do formato, com seus quase 77 minutos distribuídos em 14 faixas.
Musicalmente, Michael vivia um momento de mudança e pela primeira vez na sua fase adulta trabalhava sem o mentor e produtor Quincy Jones, optando por colaborar com o jovem Teddy Riley.
O produtor faz a transição do som de Michael de 87 para 91 parecer menos abrupta do que parecia, criando grooves que combinavam tanto com a voz e o estilo do cantor, quanto o hip hop mais alto astral que dominava o rádio na época. Mas não foi exatamente fácil e a dupla passou quase um ano e meio no estúdio gravando "Dangerous", o triplo do tempo levado para gravar "Off The Wall", "Thirller" e "Bad".
O sucesso foi estrondoso e "Dangerous" não só se tornou o disco de Michael que vendeu mais rápido (7 milhões de cópias em 2 meses), quando o que fez mais sucesso globalmente, incluindo aí o Brasil, por onde o cantor passou na turnê do álbum. Do trabalho, foram retirados 9 singles.
Ouça as músicas do álbum - aqui
FONTE - TOPTVZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário