terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COMO NASCEU A SONY/ATV E COMO MJ SE TORNOU DONO

Como nasceu a Sony/ATV e como MJ se tornou dono


Pesquisado e Traduzido por Tay (originalmente para o Fórum Number Ones)

Imagem Postada

Sony / ATV Music Publishing é uma editora de música, co-propriedade do The Michael Jackson Family Trust e a Sony. A organização foi originalmente fundada como Associated Television (ATV) em 1955 por Lew Grade. Em 1957, ATV adquiriu a Pye Records como uma subsidiária integral. Na época, a Pye Records era uma das três maiores gravadoras do Reino Unido e, juntamente com EMI e Decca Records, representavam a grande maioria dos registros de música vendidos no país.

ATV Music Publishing e a Pye Records estavam a frente da explosão da música britânica nos anos 1960. As empresas mantinham contratos com várias empresas norte-americanas, o que lhes permitia fabricar e distribuir os registros no Reino Unido. ATV Music Publishing e Grade adquiriram os direitos do catálogo de músicas de Lennon-McCartney, chamado Northern Songs, em 1968. O catálogo apresentava quase todas as músicas escritas por John Lennon e Paul McCartney até a divisão dos The Beatles em 1970.

A fortuna de Grade começou a diminuir e, em meados da década de 1980, ATV Music Publishing e a Pye Records foram ambas vendidas. As empresas foram compradas pelo empresário australiano Robert Holmes à Court., que logo colocou à venda. Foram vendidas para Michael Jackson por US $ 47,5 milhões em 1985. McCartney, que disse a Jackson sobre a importância de possuir a publicação, admitiu que se sentiu um pouco ferido pela aquisição, embora ele não tenha entrado na concorrência quando veio à venda em 1984.

McCartney teria dito sobre a aquisição de Jackson, "eu acho que é desonesto fazer coisas como estas, ser amigo de alguém e, em seguida, comprar o tapete onde estão em pé." Mas após a aquisição, McCartney e Jackson apareceram juntos em uma fotografia para mostrar que não havia sangue ruim entre eles e em julho de 2009, McCartney afirmou que "apesar de que Michael e eu tivéssemos nos separamos ao longo dos anos, nós nunca realmente nos desentendemos e tenho boas lembranças de nosso tempo juntos ".

Em Dezembro de 1995, ATV Music Publishing foi fundida com a Sony Music Publishing e rebatizada como Sony / ATV. A empresa tornou-se a segunda maior editora de música do mundo, proprietária dos direitos sobre as canções dos Beatles, Elvis Presley, Eminem, Bob Dylan e Willie Nelson. O valor da Sony / ATV Music Publishing tem variado nos relatórios. Especialistas do setor estimam que a empresa deve valer até US $ 1,5 bilhão.

Aquisição de Michael Jackson

Em meados da década de 1980, ATV Music Publishing e a Pye Records foram ambas à venda. As empresas foram compradas por um valor relativamente barato pelo empresário australiano Robert Holmes à Court, que adiquiriu a Associated Communications Corporation (empresa-mãe), em 1982.

Durante este tempo, o cantor americano Michael Jackson estava gravando "Say Say Say" para o álbum Pipes of Peace de Paul McCartney . Jackson ficou na casa de McCartney e sua esposa, Linda, durante as sessões de gravação, tornando-se amigo deles. Uma noite, enquanto estavam na mesa de jantar, McCartney tirou um caderno exibindo todas as músicas que ele detinha os direitos de publicação. Jackson ficou animado enquanto examinava as páginas e perguntou sobre como comprar músicas. McCartney explicou que a publicação de música era uma maneira de ganhar muito dinheiro. Jackson respondeu dizendo que iria comprar as canções dos Beatles um dia. McCartney riu, dizendo: "ótimo. Boa piada".

Jackson foi informado de que a ATV estava à venda em setembro de 1984 por seu advogado, John Branca, que já tinha reunido aquisições anteriores de Jackson do catálogo. Avisado da concorrência que enfrentaria na compra de canções populares, Jackson permaneceu firme em sua decisão de comprá-los. Branca se aproximou do advogado de McCartney para consultar se o Beatle estava planejando dar um lance. O advogado afirmou que ele não estava porque era "muito caro".

De acordo com Bert Reuter, que negociou a venda da ATV Music para Holmes à Court, "Nós tínhamos dado primeiro a Paul McCartney o direito de recusa, mas Paul não quis naquela época ". A viúva de Lennon, Yoko Ono tinha sido contatada, mas também não entrou na licitação.

McCartney já havia tentado comprar o catálogo ao lado de Yoko Ono em 1981. Ele ofereceu no catálogo 20 milhões de euros ($ 40 milhões de dólares) e propôs que cada um pagasse 10 milhões de euros. Ono recusou-se porque achava que era um preço elevado demais.

Em 20 de novembro de 1984, Jackson enviou um lance de US $ 46 milhões para Holmes à Court. Branca sugeriu que o valor depois de ter passado tempo avaliando os ganhos do catálogo e estar ciente de uma outra oferta por US $ 39 milhões. Jackson só estava interessado nos direitos autorais das músicas, mas o pacote também incluia prédios, um estúdio de gravação, alguns equipamentos de estúdio e as políticas de seguro de vida sobre os Beatles.

Os dois lados assinaram um memorando não vinculativo de interesse mútuo, em dezembro de 1984 e a equipe de Jackson iniciou um processo de quatro meses de verificação de documentos legais da ATV Music, relatórios financeiros e toda a composição significativa no catálogo de quase 4000 músicas.

A equipe de Jackson descreveu as negociações como frustrantes, com mudanças frequentes de posição por parte do outro lado. Um representante de Holmes à Court descreveu as negociações como sendo um "jogo de poker." Em maio de 1985, a equipe de Jackson se afastou das negociações. Em junho de 1985, eles descobriram que Koppelman / Bandier tinha feito uma tentativa de acordo com Holmes à Court para comprar o catálogo por US $ 50 milhões.

Mas em agosto de início, Holmes à Court contactou Jackson e retomou as negociações. Jackson apenas aumentou sua oferta para US$47,5 milhões de dólares, mas tinha a vantagem de ser capaz de fechar o negócio mais rápido. Branca fechou o negócio e comprou Music em nome de Jackson por US $ 47,5 milhões em 10 de agosto. 1985.


Fusão

Após a aquisição de Jackson da ATV Music Publishing, sua gravadora, a CBS, estavam negociando a venda de sua divisão em um negócio independente. Na sequência das reuniões organizadas apressadamente e divergências sobre o preço de venda, um acordo foi selado por Jackson durante um concerto em Tóquio. Ao ver o sucesso da venda, a japonesa Sony Corporation procurou ampliar além de seu mercado de fabricação de hardware e diversificar em música, filmes e jogos. à procura de novas oportunidades, a empresa teve como objetivo expandir os seus interesses na edição de música.

A empresa japonesa ofereceu US$ 90 milhões a Jackson por 50% da ATV Music Publishing, em 1995. Tinha, essencialmente, adquirido a propriedade da metade das canções dos Beatles por um grande lucro. As próprias canções de Jackson não foram incluídas no negócio. Tendo sido fundidas, a empresa foi rebatizada como Sony / ATV Music Publishing e se tornou a segunda maior editora de música do mundo.

Michael P. Schulhof, presidente e CEO da Sony, saudou a fusão e elogiou Jackson por seus esforços para o empreendimento. "Michael Jackson não é só o artista de maior sucesso na história. Ele também é um empresário astuto. Michael entende a importância dos direitos autorais e o papel que desempenham na introdução de novas tecnologias". Ele acrescentou que Jackson reconhece a liderança da Sony "no desenvolvimento e realização de novas tecnologias que servem para ampliar o horizonte criativo de artistas como a si mesmo ". Jackson era um diretor da empresa e participou de reuniões do conselho regularmente.

Como cada parte no acordo tinha o poder de veto, os dois lados teriam que concordar em uma decisão antes que pudesse ser feito. Se nenhuma das partes concordasse com algumas decisões, não seria implementada.

Acontecimentos Recentes

Em maio de 2001, Jackson negou boatos de que estaria planejando vender o catálogo dos Beatles. Rumores haviam circulado de que o cantor estava vendendo a fim de financiar a manutenção do rancho Neverland e para cobrir as despesas legais. O cantor anunciou em um comunicado, "Quero esclarecer um boato bobo -. O catálogo dos Beatles não está à venda, não estava à venda e nunca será vendido."

A Sony / ATV Music Publishing continuou a adquirir catálogos de canções do século 21. Em julho de 2002, a Sony / ATV music Publishing compra a editora de música country Acuff-Rose por US $ 157 milhões. O empreendimento incluiu direitos de edição musical para 55.000 canções de música country.

Em 2006, a Sony obteve uma opção para comprar metade da participação de Jackson na empresa a qualquer momento por um preço fixo de US $ 250 milhões. A Sony não exerceu esta opção.

Outra aquisição da empresa foi feita em 2007, quando a Famous Music, uma empresa de edição musical com catálogo de mais de 125.000 músicas, incluindo "Moon River" e "Footloose", foi vendida para a Sony / ATV Music Publishing. O acordo, procurado pela Viacom, incluiu a hipótese de cerca de US $ 30 milhões em dívidas. A empresa adquiriu o negócio por US $ 370 milhões. O catálogo de músicas também inclui os hits de Eminem, Akon, Linda Perry, Bjork, Shakira e Beck. Com esta aquisição, a Sony / ATV adquiriu os direitos para publicar músicas de filmes lançados pela subsidiária da Viacom, Paramount Pictures, que fundou a Famous Music em 1928 para publicar música de seus filmes (isso também inclui filmes lançados pelaDreamWorks, que a Viacom adquiriu em 2006).

Em novembro de 2011, o Citigroup [Nota de Tradução: maior empresa do ramo de serviços financeiros do mundo] anunciou um acordo preliminar com a Universal Music para vender a EMI por US $ 1,9 bilhões. [Nota de Tradução: informações no tópico http://www.numberone...?showtopic=8172)

O Valor

O valor da Sony / ATV Music Publishing tem variado nos relatórios. Em 2002, a revista Forbes estimou a participação dos 50% de Jackson na empresa em US $ 450 milhões. A empresa foi avaliada em US $ 700 milhões em 2003. Os peritos da indústria valorizaram o catálogo entre US $ 600 milhões e US $ 1 bilhão em 2004, com base nas vendas de catálogos rivais.

Charles Koppelman, executivo veterano do setor de música, afirmou que US $ 1 bilhão, era o mais reflexivo valor da Sony / ATV Music Publishing. O valor da empresa foi ainda estimada por Ryan Schinman, chefe da Platinum Rye, em1,5 bilhões dólares.

Em 2005, o advogado de defesa de Jackson, Thomas Mesereau, revelou que o catálogo de música tinha sido avaliado entre US $ 4 bilhões e US $ 5 bilhões. O catálogo da empresa é acreditado para gerar até US $ 80 milhões por ano. Somente os hits dos Beatles trazem de US $ 30 milhões a US $ 45 milhões por ano.

Mijac

A outra empresa de de publicação de Jackson, a Mijac, que publica as canções escritas pelo próprio Jackson e que costumava ser administrada pela concorrente Warner/ Chappell Music, é valorizada em pelo menos US $ 75 milhões. Desde 2011, a Mijac é administrada pela Sony / ATV.
Quote
Nota de tradução:

Esclarecimento Oficial do Espólio sobre a administração da Mijac ser repassada para Sony / ATV

"Eu entendo que você está sendo muito questionado sobre a Mijac.

Sim, existe um direito que Michael concedeu a Sony / ATV, mas eles só conseguem administrar o catálogo por um prazo limitado e somente se eles concordarem com condições favoráveis, sem precedentes. Nós não vamos abrir mão do controle final e da posse paraa ninguém. Refinanciamos os créditos da Mijac que serão pagos e o catálogo será definitivamente passado para os filhos de Michael, enquanto nós tivermos o controle.

A Sony / ATV é uma grande empresa e o Espólio é dono de metade dela, mas ninguém, nem mesmo a Sony / ATV, jamais vai possuir a Mijac enquanto John McClain e eu permanecermos no comando.

A equipe atual da Sony é a que Michael escolheu para trabalhar no lançamento dos 25 anos de Thriller e eles são bons parceiros. Como indicado nos documentos judiciais recentes, eles trabalharam conosco para refinanciar a dívida onerosa que tinha sido colocada em nome de Michael para manter a Sony / ATV, uma importante conquista que garante aos comandantes da Mijac e Michael continuem seguros para o benefício das crianças nos próximos anos.

Gostaria muito de compartilhar isso com os fãs que estão fazendo perguntas.

Obrigado – John

John Branca
Co-Executor
The Estate Of Michael Jackson
Los Angeles, CA"



Informações Extras:

A Sony/ATV é subsidiária da Sony Music. Por sua vez, a Sony Music pertence a Sony Corporation of America, uma subsidiária do conglomerado japonês Sony Corporation. A Sony Music possui várias gravadoras, entre elas Epic Records e Columbia Records, entre outras. Os álbuns de Michael Jackson são lançados pela Epic Records.



Fontes de Pesquisa:

Wikipedia
MJJCommunity
michaeljackson.com
Site Oficial Sony/ATV

Nenhum comentário:

Postar um comentário