segunda-feira, 15 de abril de 2013

Michael Jackson - Earth Song


"Earth Song" é o terceiro single do álbum HIStory, do cantor norte-americano Michael Jackson. O single foi lançado em 1995 e da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como "We are the World", "Man in the Mirror" e "Heal the World". Em "Earth Song" no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dosanimais. "Earth Song" só foi lançada como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como ÁustriaBélgicaNoruegaSuéciaSuíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa. Só no Reino Unido o single vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.

"Earth Song" foi escrita por Jackson em 1991, mas ela acabou ficando de fora do álbum daquele ano. O coral gospel de Andrae Crouch foi convidado para fazer o backvocal da canção. Eles já tinham trabalhado com Jackson em canções anteriores como "Man in the Mirror" e "Will You Be There". A intenção de Michael era criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar junto. A canção tem um clima de música clássica, tipo de música que apareceu mais no álbum em que foi lançada. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes para com o planeta Terra. A canção foi indicada a um Grammy em 1997.

Michael performou Earth Song pela primeira vez em 1996 num show especial para o príncipe de Brunei, cantando o final em acapella. Ele voltou a se apresentar com a música no World Music Awards de 1996 onde ganhou seis prêmios na mesma noite. A canção entrou no setlist de suaHIStory World Tour, que ao final da performace vários soldados ivadiam o palco em tanques de guerra e ameaçavam as pessoas, mas depois se arrependiam passando uma mensagem de paz. Uma das performaces mais polêmicas foi no Brit Awards de 1996, onde na ocasião, o músicoJarvis Cocker invadiu o palco no meio da apresentação e fez gestos obscenos. Algum tempo depois, Jarvis se declarou arrependido e explicou seu ato dizendo que não concordava em ver Michael Jackson ser recebido como um deus em todo lugar que ia.

O video foi dirigido pelo fotógrafo Nick Brandt, e contava com vários efeitos especiais. O videoclipe se passa em 4 lugares diferentes do Planeta: Na Floresta Amazônica, com nativos da região, em uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área, na Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de elefantes com suas presas de marfin arrancadas. E em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho (onde Jackson aparece). O clipe termina com um pedido de doações para a Fundação Heal The World. Um dos mais belos vídeoclipes da carreira do Rei do PopEarth Song foi transmitido mundialmente exceto para os Estados Unidos. Foi considerado o melhor clipe de Michael, segundo o Top 40 especial Michael Jackson MTV.




Nenhum comentário:

Postar um comentário