terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrevista com Bruce Swedien - Engenheiro de som

Entrevista com Bruce Swedien


Uma entrevista com Bruce Swedien, amigo pessoal e engenheiro de som dos álbuns de Michael Jackson por longo tempo.


Como é trabalhar com o Rei do Pop, Rock e Soul? Como você descreveria uma típica sessão de gravação com Michael Jackson? 

- Bem, em muitas das canções que produzi com Michael, por exemplo... é maravilhoso, nós decidimos em que pedaço da música vamos trabalhar e eu então meio que começo a trabalhar um pouco sozinho, e então dou uma fita a Michael assim que consigo fazer o ritmo. Mas ele vem e fala: "Tá legal, mas vamos fazer assim...".Então e eu volto e trabalho na faixa um pouco mais. é meio assim, vai-e-volta.

Michael é tão profissional, é tão incrível trabalhar com ele. Fazer os vocais é demais. Ele tem ouvidos muito bons para tons. Michael é educado e carinhoso. Assim, ele diz: "Posso ouvir um pouco mais do piano nos fones de ouvido, por favor?". E então ele agradece. A indústria da música é um lugar onde você não costuma ouvir muito essas palavras. Essa é a razão pela qual eu totalmente respeito Michael, e por toda a qualidade musical.

Então... normalmente ouvimos uma música, ou uma "demo", e daí vamos decidir se a gravamos ou não. A partir daí, vamos atrás dos músicos e vamos fazer os arranjos e gravar. Então encaixamos a voz de Michael ou tentamos estruturar tudo para ver como fica e tudo mais, e assim que conseguimos estruturar tudo certo e encaixar a voz dele, começamos a "adoçá-la", terminando tudo. 

Fale um pouco mais do jeito que Michael grava e como ele se relaciona com as pessoas com quem ele trabalha:

- Nunca encontrei alguém que tenha trabalhado com Michael e que não tenha considerado isso uma experiência prazerosa. É muito fácil de lidar com ele no estúdio. Quando gravamos os vocais, raramente há mais que quatro ou cinco "takes" para a voz guia. Então a gente senta e dá uma arrumada, mas é pouca coisa. Eu tenho uma plataforma no estúdio, de madeira, uns 20 centímetros acima do chão. Michael fica nela. E ele canta e dança. 

E eu adoro ter o som dessa plataforma, porque o ritmo dele é impecável, e até mesmo quando eu faço sons de fundo, Michael faz pequenos sons e estala os dedos e bate o pé. E eu deixo isso na gravação. 

Uma vez, para um de meus seminários, fiz um pequeno mix dos background vocals de The Way You Make Me Feel e tirei todos os instrumentos para que a platéia pudesse ouvir todos os sons, e como eles se encaixam em toda a canção, porque quando você coloca o ritmo você mal pode ouvi-los. Mas eles estão lá, e são uma parte muito importante. 

Eu odiaria gravar com Michael e fazer o que chamo de "incisão cirúrgica", tentar fazer uma limpeza anti-séptica ou algo assim. Acho que perderia o charme. 

Trabalhar com Quincy Jones [que produziu Off the WallThriller e Bad] e Michael tem sido realmente uma experiência maravilhosa, não só porque trabalhamos muito bem juntos, mas porque somos muito amigos e porque formamos um time, e nossos votos contam igualmente. É assim que funciona, é fácil e nos divertimos muito gravando Off The Wall, Thriller e Bad.

Fonte: MJ Beats



| Sexta-feira livre: No estúdio com Michael Jackson |

''Foi incrivelmente divertido trabalhar no álbum Dangerous. Era Michael sem Quincy Jones e todos nós fomos capacitados a descobrir novas coisas durante sua produção. 

Grande parte do álbum teve suas sessões gravadas no Record One Studios em Sherman Oaks, usamos alguns outros estúdios, mas o Record One foi a nossa base. O estúdio era como uma casa, tem sala de estar, lareira, cozinha, restaurante e uma cozinha enorme que frequentemente preparávamos algo para comer. Em nosso cardápio, a refeição favorita era assas de frango, e Michael sempre estava junto a nós, ele literalmente amava essa simples iguaria, frita e com muito molho!

Todas as sexta feiras, o chefe de Michael vinha até o estúdio para celebrarmos uma sexta-feira em família. A produção do álbum parava para o encontro especial com seus familiares; esposas, filhos, convidados se juntava a nós em um grande banquete, e Michael estava com nós sempre atento e ouvindo a nossas piadas - dando risadas, se divertindo!. Posso dizer que, sexta-feira era o melhor dia no Record One!

| Relato de Brad Sundberg, o engenheiro de som que trabalhou com o 'Rei do Pop' por 18 anos. Na foto,Michael JacksonBruce Swedien, Brad com esposa e filha durante o 'Friday Family'




O engenheiro de som Brad Sundberg que trabalhou com o 'Rei do Pop' por 18 anos, nos revela uma curiosa história sobre Michael Jackson e seus fones de ouvido.

''Quando você trabalha no estúdio com Michael Jackson, os fones de ouvido são um elemento muito importante. Antes mesmo do mundo conhecer os famosos' Beats by Dre', tínhamos como regra três critérios para um fone de ouvido: ser bom e confortável de usar, capaz de lidar com volume alto e ser durável o suficiente durante as sessões de gravações.

Considerando todos esses critérios, quando trabalhei com Michael, ele adorava que seus fones de ouvido tivessem um volume alto, e quando digo, alto quer dizer algo como... ensurdecedor!

Se você nunca trabalhou em um estúdio de gravação, saiba que, a principal razão dos cantores usarem fones de ouvido é para que eles possam ouvir a sua música, a sua voz, enfim, esse problema de Michael e os fones tornaram-se um desafio para nós. Ele falava: ''Brad ... meus fones de ouvido não soam como eu gostaria ... como eu posso conseguir outro? E então lá iria eu atrás de outro par de fones porque 'ele tinha queimado'.

Agora, encontrar um fone para ouvido que seguisse os três critérios como disse anteriormente era um outro desafio. Tentamos vários modelos como AKG e Sennheiser e finalmente, descobrimos a solução: Fostex T20. Michael colocou imediatamente no último volume ''eu gosto de música alta'' disse. Sim, ele amou o fone T20, e o par de fones!

| Então se você quiser ouvir uma música de Michael Jackson e sentir a sua experiência de estúdio, compre o par de fones Fostex T20.






Nenhum comentário:

Postar um comentário